sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Relato: RESISTIR PARA EXISTIR!


O recém criado grupo de ação feminista busca através de eventos e discussões freqüentes propor ações públicas que procurem desconstruir os papéis de gênero presentes na sociedade. Motivado pelo dia 25 de novembro, dia internacional contra violência à mulher, o grupo elaborou em conjunto com @s participantes uma série de atividades visando integração da comunidade com temas relacionados à discussão de gênero. Como se trata de um grupo autônomo a construção do evento se iniciou muito antes da sua realização efetiva, com divisão de tarefas e busca de recursos financeiros.

No dia 23 de novembro à noite nos encontramos na casa de uma das companheiras para realizar uma pré-discussão dos assuntos propostos, fizemos a leitura de um texto da psicóloga Nalu Faria que tinha como titulo "Basta de agressão doméstica e sexual",compartilhamos os cartazes do "retome a noite" e resolvemos os últimos detalhes do evento.

Na manhã do dia 24 preparamos o Diretório Central dos Estudantes com cartazes da Delegacia da Mulher, as figuras do "retome a noite" e alguns m ateriais da GAFe conseguidos em outras reuniões.O espaço do DCE foi suficiente para acolher tod@s os presentes , que acomodaram-se em colchões no chão em um clima de proximidade e informalidade.

Às 10 horas a ginecologista, Maria Inês, iniciou a oficina "Conhecendo corpos" e de maneira clara e com maquetes do sistema reprodutor feminino e masculino mostrou o funcionamento dos corpos considerando as diferenças sexuais.A médica esclareceu diversas dúvidas sobre métodos contraceptivos e levou para que @s participantes conhecessem, adesivos, camisinha feminina, diu (dispositivo intra-uterino) e outros.Ela ressaltou também a importância do diálogo entre os casais, de como isso não deve se tornar um tabu e assim facilita r o conhecimento do corpo e dos gostos d@ parceir@.Tod@s ficaram chocados, que mesmo com a quantidade de informações correntes sobre o assunto, a nossa ignorância em referente a nosso próprio corpo é enorme.Alguns esclarecimentos da médica foram mais destacados, como o fato da mulher precisar de 600 ml de sangue para irrigar a região reprodutiva e ficar excitada, enquanto para o homem a quantidade de sangue necessária é de 60 ml, 10 vezes menos.No final da oficina, em homenagem a ginecologista e sua boa vontade em nos ajudar penduramos um cartaz na parede com a seguinte frase:"Sou feliz, descobri meu clitóris!".

Após esta oficina fizemos uma pausa para o almoço e retornamos às 14 ho ras com a discussão "espaço público x espaço privado" que também aconteceu de maneira informal e com tentativas freqüentes de aproximar o tema discutido com acontecimentos cotidianos. Após a apresentação dos nomes,tod@s tiveram a oportunidade de expor fatos do seu dia-a-dia , a discussão tangenciou temas como aborto,maternidade, religião, violência contra a mulher e papéis de gênero. Como encaminhamentos estabeleceu-se a iniciativa de um novo evento da GAFe para o dia 08 de março de 2008,uma campanha pela descriminalização do aborto, acompanhamento das companheiras vítimas de v iolência em audiência no dia 13 de março de 2008 e a luta incessante e diária de desconstruir os papéis de gênero e desnaturalizar atitudes , comportamentos e falas machistas que atribuem as pessoas do sexo feminino características negativas e contribuem para a violência contra a mulher, como é o caso das buzinadas na rua e diversas propagandas ,como as de cerveja. A discussão estendeu-se até às 17 horas onde foi feito um intervalo para o lanche.

Às 19 horas exibimos o filme "Libertárias" que conta a história da participação das mulheres na guerra civil espanhola.

Depois do filme ,um dos companheiros deu uma oficina de stencil. A atividade é bem simples, após a escolha de uma figura e com ajuda do estilete é só recortar uma radiografia contornando o desenho. Tod@s participaram da atividade do stencil e de colorir os cartazes do "retome a noite" com giz de cera ou guache.

Mais de 22 horas nos dirigimos à concha acústica da UFSC e fizemos um lanche, aguardando o tempo necessário para que fosse seguro o "retome a noite". Aproveitamos para utilizar o stencil e fazer camisetas com frases do tipo:"Vulva a Revolução", "Mulheres na noite" e "Livres".
Meia-noite saímos em caminhada ao Centro, passando pela Carvoeira e Saco dos Limões, tod@s com a mesma intenção, resignificar e retomar os espaços públicos do qual fomos excluídas. Colamos cartazes e fizemos pichações até o Centro buscando dar visibilidade as reivindicações feministas e da mulher.A atividade foi até às 3 horas e 30 min e terminou com o centro repleto de cartazes da GAFe.

O último dia do evento foi só para mulheres e contou com 20 participantes. Tivemos como atividade principal a oficina de Wendo, luta feminista criada no Canadá que objetiva a auto-defesa da mulher.A boa vontade das professoras de Curitiba deu ânimo as participantes que ocuparam o DCE das 14 horas até 21 horas.

O wendo pode ser praticado por qualquer m ulher e busca dar certa segurança em situações de risco. A luta conscientiza as mulheres das grandes armas que temos, mas nem sempre sabemos usá-las, seja pelo desespero da situação ou pela falta de prática. As professoras ensinaram a importância da postura,mostraram alguns golpes que atingem diretamente os pontos fracos dos agressores e como nos livrarmos de situações incômodas comuns. Mostrar vulnerabilidade é o primeiro passo para ser atacada.

Sem dúvida o fim de semana da GAFe foi muito proveitoso para tod@s que participaram, e nós do Grupo esperamos que tudo que foi aprendido e discutido no evento ultrapasse as paredes do DCE, a bolha da UFSC e atinja nossa família, nosso trabalho e todos os possíveis meios machistas e repressores que nos cercam.



*A gente queria agradecer o DCE da Ufsc por emprestar e dividir o espaço, a Beta e a Lílian eu vieram de ctba transmitir um pouco do wendo pra gente, a dr. Inês por ter participado da oficina, ao se essa mídia fosse minha pelo projetor, ao coletivo corpus crises de Brasília e ao dois corpos de salvador por mandarem algumas artes pro nosso retome! Tabmé a todxs que ajudaram de alguma maneira pra que tudo desse tão certo, emprestando o carro, fazendo comida, carregando coisas, emprestando equipamentos... efim! Valeu também quem apareceu e participou! é noissss

*outra coisa.. o wendo continua ano que vem heeeeein!!!
quem quiser participar manda um email pra gente: gafe(a)lists.riseup.net

*algumas fotos do evento: http://midiaindependente.org/pt/blue/2007/11/403782.shtml
em breve fotos do retome!