domingo, 18 de novembro de 2007

RESISTIR PARA EXISTIR - 24 e 24 de novembro!



Olá!
A GAFe - Grupo de ação de feminista- está organizando um evento nos dias 24 e 25 de novembro, que é o dia mundial contra a violência à mulher. Sentimos a necessidade de (re)pensar e, principalmente (re)agir,frente aos papéis masculinos e femininos que a sociedade nos coloca. Por isso chamamos todos e todas para reconstruir a discussão, as ações, a cidade, sociedade e o mundo! é RESISTIR PARA EXISTIR!!!

PROGRAMAÇÃO:
(os dois dias acontecerão no espaço do DCE da UFSC, que fica no segundo piso do centro de convivência)

*dia 24 de NOVEMBRO*
(sábado)- todAs e todOs convidadxs!
10h - oficina: conhecendo os corpos
12h - almoço
14h - conversa: espaços públicos x privados - liberdade, autonomia e violência
7h - filme: Libertárias - as mulheres na revolução espanhola
19h - oficina de stencil
l22h - retome as noites!!! - resignificando o espaço da cidade

*dia 25 de NOVEMBRO*
(domingo)-dia mundial contra a violencia à mulher
-14h às 21h - oficina de Wendo - auto-defesa feminista (só pra mulheres!)

Pra conhecer melhor a gafe ou saber mais sobre o evento mande um email para: gafe(a)lists.riseup.net

Até lá!
GAFe- Grupo de Ação Feminista - Florianópolis

Gafe no mundo escondido do córrego!

No dia 10 de Novembro a GAFe participou do evento "Um Mundo Escondido no Córrego Grande". Fizemos uma conversa bem bacana, apesar do pouco tempo. Colocamos uma mochila cheia de recortes de revistas, fotografias e imagens que retratavam mulheres. De um lado da parede foi colocado um cartaz pra que as pessoas colassem aquelas figuras que mostrassem mulheres estereotipadas produzidas pela mídia e pela padronização sexista, do outro lado (é nois!) aquelas que mostrassem aquilo que nós, mulheres, somos de verdade... As pessoas que participaram da oficina levantavam, pegavam uma imagem dentro da mochila, colavam ela no lado que achavam melhor e aí explicavam pro grupo porque tinham escolhido um lado ou outro.
A discussão foi muito legal e foi massa para conhecer as pessoas e as pessoas conhecerem o nosso coletivo! O resultado final foram esses painéis bonitões:






mais fotos da oficina: www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/11/402508.shtml

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Carta da GAFe

Olá!
Estamos escrevendo essa carta pra contar um pouco da recém-nascida GAFe (Grupo de Ação Feminista).
Durante esse ano, em Florianópolis, floresceu uma discussão muito interessante dentro do Movimento Passe Livre. Algumas pessoas, já há algum tempo, sentiam a necessidade de discutir as relações de gênero que se dão em todo os espaços, inclusive dento do movimento. Homens e mulheres se organizaram dentro do coletivo e durante o encontro municipal do MPL (agosto) começamos a engatinhar na primeira discussão sobre esse assunto. A discussão, que contou com a participação de muita gente, acrescentou muito e acabou se exorbitando para os espaços informais do movimento. Em bares, no trabalho, na faculdade, não parávamos mais de discutir isso, o assunto parecia nunca se acabar! Por toda a vontade que sentimos de continuar pensando e agindo na construção de relações mais igualitárias entre as pessoas, independente de seu gênero, resolvemos dar continuidade ao debate e criar um novo espaço específico pra isso. Eis que surge a GAFe, enquanto um grupo autônomo!!!
Num primeiro momento, marcamos uma conversa informal entre meninas na casa de uma amiga, que parece ter surpreendido algumas pessoas. De início, estávamos inseguras quanto a existência de espaços exclusivos a participação feminina. Depois desse dia, percebemos que é importante criar espaços confortáveis em que as mulheres se sintam a vontade pra conversar sobre sua saúde, seu corpo e seus sentimentos, compartilhando experiências e sensações que já não pareciam mais pessoais, e sim coletivas. Mais importante ainda foi perceber que essa conversa precisa extrapolar o espaço feminino e chegar aos homens.
Nós, da GAFe, acreditamos que uma sociedade que cria relações desiguais, destre elas a de gênero que modela padrões de masculino e feminino, não faz ninguém muito feliz. Uma sociedade mais justa, nesse sentido, são se dá só com a libertação da mulher, mas também com o fim dos padrões de comportamento viris, fortes, provedores e tal que são impostas aos meninos! Então, se alguém se sentiu meio acuad@ em um primeiro momento, pedimos desculpas e mais uma vez convidamos todAs e todOs para construirmos junt@s o debate, as ações, os eventos, o coletivo, a cidade e a sociedade!!!
Dia 25 de novembro é o dia mundial contra a violência de gênero, e a GAFe tá puxando um evento nos dias 24 e 25. Será um espaço de discussão, debate, oficinas, intervenções e tudo mais que sair da nossa criatividade coletiva!

Nossa próxima reunião pra construção do evento será dia 18 DE NOVEMBRO ÀS 18h na Casamarela (mande um email que a gente manda o endereço!)

Estamos também nos organizando via lista de emails. O endereço é gafe(a)lists.riseup.net , mande um email que a gente te inclui! Mandamos todOs os relatos das reuniões que fizemos e aí você pode ficar a par de toda a discussão e se inserir nessa luta que não é de mulheres, nem de homens, é uma luta de TOD@S NÓS JUNT@S!!!!!