sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Carta da GAFe

Olá!
Estamos escrevendo essa carta pra contar um pouco da recém-nascida GAFe (Grupo de Ação Feminista).
Durante esse ano, em Florianópolis, floresceu uma discussão muito interessante dentro do Movimento Passe Livre. Algumas pessoas, já há algum tempo, sentiam a necessidade de discutir as relações de gênero que se dão em todo os espaços, inclusive dento do movimento. Homens e mulheres se organizaram dentro do coletivo e durante o encontro municipal do MPL (agosto) começamos a engatinhar na primeira discussão sobre esse assunto. A discussão, que contou com a participação de muita gente, acrescentou muito e acabou se exorbitando para os espaços informais do movimento. Em bares, no trabalho, na faculdade, não parávamos mais de discutir isso, o assunto parecia nunca se acabar! Por toda a vontade que sentimos de continuar pensando e agindo na construção de relações mais igualitárias entre as pessoas, independente de seu gênero, resolvemos dar continuidade ao debate e criar um novo espaço específico pra isso. Eis que surge a GAFe, enquanto um grupo autônomo!!!
Num primeiro momento, marcamos uma conversa informal entre meninas na casa de uma amiga, que parece ter surpreendido algumas pessoas. De início, estávamos inseguras quanto a existência de espaços exclusivos a participação feminina. Depois desse dia, percebemos que é importante criar espaços confortáveis em que as mulheres se sintam a vontade pra conversar sobre sua saúde, seu corpo e seus sentimentos, compartilhando experiências e sensações que já não pareciam mais pessoais, e sim coletivas. Mais importante ainda foi perceber que essa conversa precisa extrapolar o espaço feminino e chegar aos homens.
Nós, da GAFe, acreditamos que uma sociedade que cria relações desiguais, destre elas a de gênero que modela padrões de masculino e feminino, não faz ninguém muito feliz. Uma sociedade mais justa, nesse sentido, são se dá só com a libertação da mulher, mas também com o fim dos padrões de comportamento viris, fortes, provedores e tal que são impostas aos meninos! Então, se alguém se sentiu meio acuad@ em um primeiro momento, pedimos desculpas e mais uma vez convidamos todAs e todOs para construirmos junt@s o debate, as ações, os eventos, o coletivo, a cidade e a sociedade!!!
Dia 25 de novembro é o dia mundial contra a violência de gênero, e a GAFe tá puxando um evento nos dias 24 e 25. Será um espaço de discussão, debate, oficinas, intervenções e tudo mais que sair da nossa criatividade coletiva!

Nossa próxima reunião pra construção do evento será dia 18 DE NOVEMBRO ÀS 18h na Casamarela (mande um email que a gente manda o endereço!)

Estamos também nos organizando via lista de emails. O endereço é gafe(a)lists.riseup.net , mande um email que a gente te inclui! Mandamos todOs os relatos das reuniões que fizemos e aí você pode ficar a par de toda a discussão e se inserir nessa luta que não é de mulheres, nem de homens, é uma luta de TOD@S NÓS JUNT@S!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário