segunda-feira, 10 de março de 2008

Mulheres da Via Campesina em luta


*matéria de http://www.midiaindependente.org
((i)) você odeia a mídia? seja a mídia!

Nesta semana do dia 8 de março as mulheres da Via Campesina estão realizando diversas ações que fazem parte das mobilizações da semana da mulher.

Rio Grande do Sul

No ultimo dia 4 de março cerca de 900 mulheres da Via Campesina ocuparam a fazenda Tarumã, de 2.100 hectares, no município de Rosário do Sul, a aproximadamente 400 km de Porto Alegre, quando iniciaram o corte de eucaliptos e o plantio de árvores nativas em área que pertence à empresa sueco finlandesa Stora Enso.

Na tarde do mesmo dia a ocupação foi desfeita violentamente, as cerca de 250 crianças que estavam no acampamento foram separadas das mães e colocadas deitadas com as mãos na cabeça e muitas agricultoras foram feridas.

Manifesto das Mulheres da Via Campesina do Rio Grande do Sul

No dia 6 de março as trabalhadoras feridas entregaram uma denúncia ao Ministro da Justiça, Tarso Genro, sobre a violência da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, a audiência aconteceu na manhã em Brasília. Na tarde do mesmo dia as mulheres entregam denúncia ao Secretário Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi.

Pernambuco

Na manhã do dia 5 de março a sede da CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pernambuco ? no Recife foi ocupada por cerca de mil pessoas, do Fórum das Organizações do Campo de Pernambuco.A Agência foi escolhida por vir se configurando, segundo os movimentos, como facilitadora da expansão do monocultivo da cana-de-açúcar e um empecilho às desapropriações de terra e do desenvolvimento dos assentamentos no estado.

Na madrugada do dia 6 de março as mulheres da Via Campesina ocuparam o Engenho Pereira Grande, que faz parte da Usina Estreliana, localizada no município de Gameleira, zona da mata sul de Pernambuco e também a sede da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), em Petrolina, Sertão de Pernambuco.

Na tarde desse mesmo dia 6 de março, as mulheres seguiram para a cidade de Água Preta, também na mata sul, e derrubaram a casa grande do engenho Cachoeira Dantas.

Estas ações se realizam em protesto ao modelo de desenvolvimento que vem sendo implantado no país voltado para grandes projetos de irrigação para o agronegócio.

SOLIDARIEDADE A LUTA DAS MULHERES DA VIA CAMPESINA!

Links Mulheres:
Comissão Pastoral da Terra | Mulheres da Via Campesina ocupam fazenda da Aracruz no RS | MAB repudia ato de violência contra as mulheres da Via Campesina | MMM Total solidariedade a luta das mulheres da Via Campesina! | Mulheres vaiam professora que faz pedido à governadora Yeda | Nova ofensiva contra a luta pelo direito de decidir | Curso prepara mulheres para trabalhar na construção civil | Via Campesina ocupa Monsanto e destrói experimentos em SP | Fotos das acoes da mulheres da via campesina

Nenhum comentário:

Postar um comentário